Dia da Imigração Japonesa (Cerimônia em Memória dos Pioneiros Falecidos da Imigração Japonesa)
No dia 18 de junho, foi realizada no Parque Ibirapuera, em São Paulo, a Cerimônia em Memória dos Pioneiros Falecidos da Imigração Japonesa no Brasil. A cerimônia contou com a presença da Cônsul-Geral Suzuki, que proferiu um discurso em homenagem aos pioneiros.
A data marcou os 118 anos da chegada do navio Kasato Maru ao Porto de Santos, trazendo os primeiros imigrantes vindos do Japão. Os presentes recordaram o pioneirismo dos antepassados e os desafios por eles enfrentados, orando pelo descanso eterno daqueles que já partiram.
Na tarde do mesmo dia, um ato memorial também foi realizado na sede da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo). A Cônsul-Geral Suzuki esteve presente ao lado de representantes de diversas entidades nipo-brasileiras, expressando gratidão e respeito aos pioneiros que construíram as bases da atual comunidade nikkei e das relações de amizade entre o Japão e o Brasil.

