Mensagem da Cônsul-Geral Yoriko Suzuki, em comemoração ao Dia da Imigração Japonesa no Brasil

Gostaria de dirigir a minha saudação por ocasião da celebração do “Dia da Imigração Japonesa” do 8º Ano da Era Reiwa (2026).
Neste ano, completam-se 118 anos desde a chegada do navio Kasato Maru ao Porto de Santos, em 18 de junho de 1908. Os imigrantes japoneses atravessaram o oceano movidos pela esperança depositada em uma terra distante, abriram seus caminhos enfrentando inúmeras dificuldades em um ambiente desconhecido, dedicando-se ao trabalho com perseverança e o espírito de cooperação.
A trajetória teve início na agricultura, mas atualmente a comunidade nikkei tem a sua presença consolidada em diversas outras áreas, como na política, na economia, na educação, na cultura, na academia, na medicina, no direito e nos esportes. O percurso construído pela comunidade nikkei tornou-se um dos pilares do desenvolvimento da sociedade brasileira e da amizade entre Japão e Brasil. Reitero o meu mais profundo respeito aos esforços e à dedicação dos pioneiros.
Quando criança, vivi cerca de seis anos no Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro e Vitória). O acolhimento do povo brasileiro, a riqueza da diversidade social e cultural, bem como a vastidão de suas terras e de sua natureza, deixaram uma forte impressão em meu coração. Mais tarde, já como diplomata, tive a oportunidade de trabalhar na Embaixada do Japão no Brasil, em Brasília, e, em outubro do ano passado, retornei a este país como Cônsul-Geral do Japão em São Paulo. Ao passo que sinto um vínculo profundo e uma grande responsabilidade, reafirmo com renovada admiração a diversidade e a capacidade de acolhimento do Brasil, bem como a importante contribuição desempenhada pela comunidade nikkei a este país.
Atualmente, a comunidade brasileira nikkei, a maior do mundo, passa por transição de gerações. Ainda assim, observa-se claramente entre os jovens o desejo de preservar e transmitir a cultura japonesa e os valores associados ao Japão. Recentemente, a COPANI (Convenção Panamericana Nikkei) foi realizada após 19 anos em São Paulo, reunindo participantes nikkeis ativos em diversos países das Américas. Sob o tema “Liderando a Mudança”, foi inspirador ver tantos participantes envolvidos de forma tão ativa. Estou convicta de que valores como respeito, integridade e cooperação continuam sendo transmitidos às novas gerações graças aos esforços constantes das lideranças, das entidades nikkeis, das instituições educacionais e daqueles que atuam na promoção cultural em cada país.
O ano de 2028 será um marco histórico importante: os 120 anos da imigração japonesa no Brasil. Refletir sobre essa trajetória e aprender com os passos dos imigrantes pioneiros é uma chave para promoção ainda maior do desenvolvimento das relações entre Japão e Brasil. O Consulado-Geral do Japão em São Paulo continuará caminhando lado de todos, empenhando-se no desenvolvimento contínuo da comunidade nikkei e no aprofundamento ainda maior da amizade entre os dois países.
Por fim, renovo meu profundo respeito aos pioneiros da imigração japonesa no Brasil e expresso meus sinceros votos pelo contínuo desenvolvimento da comunidade nikkei, bem como pela saúde e felicidade de todos.
Cônsul-Geral do Japão em São Paulo
Yoriko Suzuki
